sexta-feira, 16 de maio de 2014

Apresentamos o signo de Touro na mitologia por trás do Zodíaco


TOURO

É o segundo signo do zodíaco, associado ao Touro, muito cultuado desde o Egito antigo na figura do Deus Ápis. Curiosamente embora ele seja um animal solar, está muito mais ligado a Lua do que ao Sol, pois ele representa as nossas paixões, num âmbito mais terreno, a lenda associada a ele é a de Europa e do Minotauro, sim, mas vamos a elas, pois no final as duas lendas se entrelaçam.

Zeus, está mais uma vez apaixonado, seu alvo desta vez é a bela Europa, ele a vê brincando e sorrindo na praia, assim tomando a forma de Touro branco emerge das águas do mar;   as outras donzelas que estão com Europa se assustam e temem que o touro as ataque, mas Europa consegue ver nos olhos do animal uma doçura sem igual e tenta tranquilizar suas amigas brincando com o touro, porém elas não se animam e por fim,  ela sobe nas costas do touro e antes que alguém pudesse fazer alguma coisa o animal se levanta e sai galopando velozmente sobre a crista das ondas. Depois de muito galopar finalmente ele deposita a bela Europa nas praias da ilha de Creta, mas ela não está assustada, pois sabe que aquele touro é Zeus disfarçado, e ali mesmo consumam o seu amor.  Mais tarde ela dará à luz a uma criança que receberá o nome de Minos e se tornará o Rei de Creta, ele é o avô do rei Minos, cuja mulher foi amaldiçoada por Vênus e acabou se apaixonando por um Touro e com ajuda de uma vaca mecânica pode consumar a sua paixão.
Desta união nasceu o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de Touro, que tinha um apetite voraz por carne humana,  para esconder sua vergonha Minos ordenou a Dédalo que construísse um labirinto, onde foi encerrado a criatura, mas seu apetite por carne humana tornou-se um grande problema. Creta tinha domínio sobre Atenas e para aplacar a fome do monstro o rei Minos passou a decretar que Atenas mandasse a Creta, como tributo sete homens jovens e sete virgens para alimentar a fome do monstro, e assim foi feito até que entra em cena Teseu, filho do rei Egeu, governante de Atenas, que resolve acabar de vez com essa carnificina e para isso se junta aos jovens condenados, em Creta a jovem princesa Ariadne, se apaixona por Teseu e lhe dá um novelo de linha para o guiar pelo labirinto sem que se perca, Teseu mata o Minotauro libertando assim o povo de Atenas da tirania do rei Minos.


Maria Cecilia Santinho


É sacerdotisa eclética de Wicca, maga iniciada nas magias sagradas e estudiosa dos antigos deuses com ênfase na Mitologia Greco-Romana.








Maria Cecilia Santinho é Geração Mística

Nenhum comentário:

Postar um comentário